segunda-feira, 10 de maio de 2010

Deméter, Perséfone & Hades

Para quem não me conhece, meu nome é Platão estou aqui de novo, mas dessa vez vou falar sobre Perséfone e seu marido Hades.

 

Bom logo após a derrota dos titãs, os deuses dividiram o universo entre si.Zeus tornou-se o soberano do céu e da Terra, seu irmão,Poseidon,virou o senhor dos mares e Hades, tomou as profundezas da Terra mais conhecido como mundo subterrâneo.

O reino subterrâneo e um lugar muito sombrio e às vezes, Hades se sentia muito incomodado e muito sozinho , quando resolvia sair para ir a um vale muito especial. Era um vale muito relaxante onde ele adorava passar varias horas deitado debaixo de uma arvore.

Que por coincidência Afrodite, deusa da beleza gostava de passar seu tempo junto com seu filho Eros. Um dia Eros perguntava à sua mãe: "porque você deixou que Zeus e seus irmãos dividissem o universo entre eles? Porque ela não tinha pego uma parte para ela ?"Ela  respondeu para Eros que não havia necessidade de um reino enquanto ela poderia ter todos os reinos em sua mão com o poder do amor. Assim, os deuses governam o universo e ela os governava. Eros não entendeu direito o que ela tinha falado,mas duvidou que ela conquistasse o primeiro homem que via, e foi Hades. Afrodite disse que iria o conquistar facilmente, quando ela pega o arco de Eros que com uma flechada era capaz de fazer qualquer pessoa se apaixonar pela primeira pessoa que visse. Ela atira e acerta Hades, que sai correndo pelo vale com um sentimento ótimo passando por seu corpo, quando e avista uma linda moça que apanhava flores no campo. Era Perséfone, filha de Deméter, deusa das colheitas,das plantações e de toda a terra cultivada. Então Hades declara seu amor e abre uma grande fenda no chão, na qual ele agarra a moça e a arrasta para seus domínios.

Sua mãe começa a se preocupar que a filha não havia chego em casa e resolve procurá-la. Em sua busca ela acaba vendo uma grande faixa presa num arbusto. Era o cinto de linho que Deméter tinha tecido para a sua filha. Nisso, ela pede aos pássaros e insetos que ajudassem em sua busca, mas seus esforços foram em vão. Seguindo o rastro das flores, Deméter chegou à beira do rio, onde avistou marcas das rodas de uma biga que se encerravam em uma rachadura na terra.

Por dedução, ela pensou que Hades tinha reptado sua filha e então foi falar com Zeus até o monte Olimpo e falou para Zeus libertar sua filha. Mas Zeus não podia fazer nada, pois Hades era seu irmão e não um súdito, assim, ele não podia exigir nada dele.

Então Deméter, louca de raiva, fala que se Zeus não recuperar sua filha ela vai amaldiçoar a Terra que nunca mais iria nascer uma pequena grama na terra, e não haveria mais vida na Terra. Então Zeus resolve mandar Hermes, seu mensageiro, acompanhar Deméter ao submundo.

Logo de cara encontram Perséfone com uma coroa na cabeça e do lado de Hades. Deméter fala que ela poderia voltar para casa e poderiam viver felizes, embora Perséfone não queria voltar. Sua mãe, indignada com isso acusa Hades de ter raptado perséfone e feito a sua cabeça. Hades diz que não vai deixar que Demeter leve Perséfone embora.

Sua mãe ainda insatisfeita falou que não ia embora sem ela. Hades e Deméter estavam discutindo muito até que Hermes questiona se ela havia comido algo. Caso não tivesse ela poderia voltar. Se sim, teria que ficar, pois nada do submundo volta ao mundo dos vivos.

Perséfone tinha comido apenas seis sementes de romã. Hades feliz fala que ela não iria embora e Deméter ameaça novamente amaldiçoar a vida na Terra.

Hermes então teve a idéia: Como ela tinha comido apenas 6 sementes e o ano tinha 12 meses, ela poderia ficar 6 meses com sua mãe e 6 meses com seu marido, ambos aceitam com relutância. Assim, durante os seis meses que Perséfone passa com Deméter, há prosperidade e vida vegetal na Terra, enquanto há apenas o frio e tempo seco, sem vida durante os seis meses que Perséfone passa com Hades.

Por isso há o inverno e o verão.




Image and video hosting by TinyPic

Nenhum comentário:

Postar um comentário